Dando continuidade a postagem do link http://nikaelrocha.blogspot.com/2011/05/residencia-projeto-052011.html, trago esta nova, intitulada "Quero uma casa quatro águas", como realização impulsionada pelo sonho e vontade do cliente em ter uma casa deste tipo, quatro águas, tipologia largamente utilizada nos dias de hoje e que tem gênese na arquitetura colonial rural brasileira, com as casas de campo dos senhores de engenho, dos barões do café e subsenquetemente dos inúmeros fazendeiros que sucederam cronologicamente todo este ideário arquitetônico que perdura até hoje. A prova disso pode ser encontrada em qualquer cidade brasileira, onde podemos facilmente encontrar uma casa com esta tipologia, contruída em alguns casos como materias diferentes, com linguagens modernas, mas com a mesma leitura de antigamente (ver exemplo abaixo).
Sendo, pois, criei esta obra que ao lado se apresenta, baseada como tantas outras, na antiga casa colonial rural brasileira, uma referência que só enriquece a nossa arquitetura, se apresentando ao longo dos tempos com renovadas roupagens arquitetônicas, mas com a mesma leitura de antigamente.
A marca principal deste projeto está na fachada frontal - procurei através do uso de linhas retas uma harmonia do conjunto de elementos que a compôem. Os pilares, revestidos em material de textura similar a madeira e em número de quatro, foram dispostos de maneira a deixar livre as extremidades frontais, dando suporte estrutural e criando um prolongamento de viga que fica em balanço, juntamente com as outras perpendiculares a esta que saem da massa sólida da edificação. O programa de necessidades inclui as salas de estar, jantar e de TV, 3 quartos (1 suíte), banheiro social, copa/cozinha, despensa, terraço e área de serviço. A garage, por escolha do cliente, ficará situada aos fundos do amplo terreno 33 x 17 metros.